quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Este ano...

Ainda não fui à praia. Mas hei-de ir. Agora quando é que não sei.

Este mês, ainda vou cortar o cabelo. Só ainda não sei quando, porque a preguiça se está a fazer de bem forte. Sou mesmo pouco do tipo de sair de casa. Enfim... Alguém há-de gostar de mim assim! (Aliás, haver quem goste, até há, só não está é num raio de menos de 300Km... Details, details, details...)

Pois agora, é verdade deu-me na cabeça para ler o Ética Para Um Jovem do Fernando Savater. Depois na minha lista de leitura está Marley e Eu, A Divina Comédia (Que eu até já tinha começado a ler, mas depois o meu irmão decidiu que ele queria mesmo muito ler a obra, e então agora tenho de esperar que ele a termine...), e o meu irmão comprou uns três livros do John Green. Honestamente, nunca li nenhum livro desse autor. Tenho até medo de o fazer, depois de saber mais ou menos como era a história do A Culpa É Das Estrelas... Não, a sério, eu fujo de histórias tristes que me fazem chorar - se soubesse que eu ia virar menina de quinto ano ao ler os Jogos da Fome, não teria sequer tocado nos livros - e até é um bom puxão o facto de que vou ler o Marley e Eu, sabendo mais ou menos como é a história.

Acho que é um bocado irónico... Eu fujo dessas histórias a sete pés, mas aparentemente tenho a capacidade de escrever textos bastante melancólicos que deixam algumas pessoas à beira das lágrimas... O que é mais estranho é que enquanto os escrevo, não me sinto ao ponto de chorar... E depois, de estranho passamos a estúpido porque às vezes acabo a chorar só por me lembrar de uma frase ou música que me marcou mais.

Mas voltando aos Jogos da Fome (credo, este texto está uma autêntica bagunça sem pés nem cabeça), eu minto. Eu adorei os livros ao ponto de apesar de já os ter lido, os querer comprar, para possivelmente reler. E vou fingir que a Suzanne Collins não deu numa de George R. R. Martin, e que ela não matou as minhas personagens preferidas. Nope, isso não aconteceu...

Para além de ler, vi alguns filmes. Jack The Giant Slayer, que é um bom filme para passar o tempo, e Snowpiercer, que é um filme tão forte que me pôs à beira de um ataque de ansiedade. O Chris Evans está mesmo de parabéns pela sua performance nesse filme. Ele é mais conhecido talvez por interpretar o papel de Capitão América nos filmes do vingador, e pelo seu papel como Johnny Storm, ou Tocha Humana, nos filmes do quarteto fantástico. Mas, Curtis, a personagem interpretada por Evans em Snowpiercer é completamente diferente de ambas essas personagens. E um homem com carácter complexo, com várias camadas, em suma, bastante humano.

 

Como...

é que há pessoal que anda para aí sempre a conhecer rapazes decentes, e depois existo eu, aqui tipo assim...?

(não, não sou eu na foto)

O que ando agora a ler...

"[...] convêm-nos e, ao mesmo tempo não nos convêm. No terreno das relações humanas, estas ambiguidades acontecem ainda com maior frequência. A mentira é geralmente uma coisa má, porque destrói a confiança na palavra - e todos necessitamos de falar para viver em sociedade - e deixa as pessoas mal umas com as outras [...] Por outro lado, aquele que diz sempre a verdade - aconteça o que acontecer - costuma ter problemas com toda a gente."

- Fernando Savater, in Ética Para Um Jovem

É uma questão de ser preso por ter cão e preso por não ter... Mas se de qualquer das maneiras arranjo problemas com as pessoas, prefiro ao menos que o motivo é porque sou demasiado honesto, e não por ser demasiado desonesto.