terça-feira, 24 de junho de 2014

Jurassic World

A 12 de Junho de 2015, vai sair o próximo filme da série Jurassic Park. E este menino, Chris Pratt, vai ter um dos papéis principais (sendo a foto diretamente das filmagens de Jurassic World). Estou ansioso por isto. Só espero que não façam ao Jurassic Park o que fizeram ao Walking With Dinosaurs... Mas este é um bom actor sempre associado a bons filmes, por isso, estou confiante.



O filme passa-se 22 anos após os eventos de Jurassic Park (portanto, em 2015, uma vez que os eventos do primeiro filme ocorreram no verão de 1993). O sonho de John Hammond, o fanático que queria construir um parque temático com dinosauros vivos é agora uma realidade. Owan (Chris Pratt) trabalha no parque, adquirido pela Patel Corporation, como o cientista que estuda o comportamento dos Velociraptors. At+e agora é tudo o que se sabe acerca da história, mas é suficiente.

Em todos os filmes, os Velociraptors - conjuntamente com o Tyrannosaurus rex, - são as principais estrelas dos filmes no que toca a dinosauros. Desde o primeiro ao terceiro filme que têm tido um papel importantíssimo, não só por serem a espécie em que Alan Grant, a personagem princial do primeiro e terceiro filme, se especializa. Mas também, talvez, por serem uma das espécies dedinosauro melhor conhecidas pela ciência.

Fóssil de Velociraptor mongoliensis, em exposição no 
Wyoming Dinosaur Center. Esta espécie podia atingir 
2 metros de comprimento e meio metro à altura da anca. Está
representado como deslocando-se nos quatro membros,
ao contrário do que se vê nos filmes, sendo esta a forma
de deslocação mais aceite para esta espécie, dado o
comprimento dos seus membros anteriores.
Os Velociraptors do filme são na verdade muito maiors do que a espécie na vida real. No entanto, outras espécies da mesma família, tais como o Utahraptor (sendo o primeiro o que mais se aproxima dos filmes na realidade), atingem o tamanho das criaturas vistas no ecrã. Em 1993, quando Jurassic Park estreou, alguns paleontólgos criticaram este facto, de se ter chamado erroneamente Velociraptor aos dinossauros do filme, pois estes seriam demaisado grandes para serem desta espécie. Ironicamente, foi nesse mesmo ano em que se estreou o filme que se deu nome a um fóssil de Utahraptor, uma espécie próxima do Velociraptor, que atinge as dimensões dos predadores que se veêm no filme, descoberto no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Esta é a maior espécie da família Dromaeosauridae (do gredo dromeus, que significa corredor, e sauros, que significa lagarto), caracterízada pela garra retráctil em cada pata traseira maior que todas as outras, pela fora como os seus corpos estão construídos para correr, e pela sua semelhança em comportamento às aves de rapina (a palavra inglesa para este típo de ave é raptor, sufixo presente em muitas das espécies desta família, que vem por sua vez do latim rapere, que significa capturar, geralmente num sentido de captura pela força, e esta palavra está também na origem do português para 'raptor', aquele que rapta.). A família, que inclui espéces como o Deinonychus, o Achillobator, o Velociraptor, e o Austroraptor, é també famosa pelo facto de muitas destas espécies serem condiseradas as espécies mais inteligentes de dinosauros, com um cérebro de tamanho considerável, quando em comparação com o corpo.

A Minha Vida Em Gifs #11 (do Will Smith)

Quando alguém está claramente a tentar engarnar-se a si próprio e a mim, e a meter os pés pelas mãos sem se apereceber...

Qual não é o meu espanto...

Que quando estou à procura de imagens do meu menino para brincar com o photoshop, me deparo com isto...