sábado, 7 de junho de 2014

Sobre Ciúmes

Para ser honesto, não os tenho regularmente. E quando tenho, é ainda mais raro eu agir em conformidade com essa emoção. 

Mas ainda sou humano, e às vezes sinto ciúmes, ainda que por razões extremamente desreguladas. Desta vez aconteceu com um amigo meu. Nós conversamos muito bem, e há uma boa cumplicidade entre nós. Conversamos abertamente sobretudo, e por vezes provocamo-nos um ao outro com conversas mais quentes. Desde que o conheço que soube que ele era Bi, e que já tinha tido algumas namoradas, mas nunca tinha estado com um rapaz. Ele mora longe, de qualquer das maneiras, por isso nunca estive espectante de acontecer alguma coisa entre nós - quer platónica ou mais sexual - por diversas razões.

No entanto, hoje, durante a conversa, ele comentou que se encontrou com uma Ex-namorada, e que aproveitaram estarem os dois solteiros e com vontade, e foram para a cama juntos. Quando ele me contou isso, senti um pouco de ciúmes.

Foi algo muito breve, e facilmente sacudi esse sentimento, mas ele esteve lá, e agora pergunto-me: porquê? Tenho a certeza que não sinto nada pelo Em - até porque se eu nutrisse sentimentos por alguém, seria por algum rapaz que eu já conhecesse há mais tempo. Sim, o Em é atraente, sim, ele é um rapaz cinco estrelas, e sim, partilhamos muitos gostos, e sim, ele também me fez explorar e gostar de outras coisas, como por exemplo banda desenhada da Marvel!

Mas há outras coisas que têm um peso maior, que fazem com que eu não sinta nada por ele num sentido romântico. Em primeiro lugar - a distância. Been there, done that. Não é que a distância tenha sido motivo para terminar as minhas relações passadas. Todas as três forma à distância, e todas elas terminaram por razões diferentes. Com o Elijah, foi um cocktail de motivos. Com o Chris foi a minha pura estupidez. Com o Taco foi um erro - essa foi uma relação que não devia ter sequer começado, não porque ele fosse má pessoa, mas porque eu fui, novamente estúpido (e tenho direito a ser porque como todos nós, aprendo com os erros e sou humano). Mas uma coisaé certa, estar perto ajuda. Ajuda a resolver mal-entendidos e ajuda muito a maner a chama acesa. Com isto não quero dizer que nunhuma relação Àdistância funciona. Isso depende largamente das pessoas. Mas quero tentar algo novo.

Em segundo lugar... Não me sinto pronto para amar. Aliás, nem tão cedo o quero fazer. Quero ganhar alguma maturidade primeiro, aprender a ser solteiro, aprender a depender apenas e mim para a minha felicidade. Esta era uma razão, até há algum tempo atrás. Simplesmente porque isto é algo que já acontece. A minha felicidedade depende de mim. A questão agora é que estou tão bem sozinho que simplesmente não sinto a necessidade de estar numa relação.

Até pode parecer triste, mas honestamente não é! Porque um dia, alguém irá aparecer, e essa pesoa vai fazer-me querer estar numa relação, apesar de eu saber que não preciso. E essa pesoa vai-e fazer querer estar numa relação não porque eu não quero a alternativa - estar sozinho -, mas porque essa pessoa é simplesmente aquela que faz os dias ainda mais felizes do que eles já eram.