quinta-feira, 29 de maio de 2014

Isto de Ouvir o Rock in Rio na Rádio

Faz-me lembrar que eu tenho vinte anos e ainda não fui a nenhum concerto. Nenhum mesmo. Até já o meu irmão foi...

Eu adorava ir a concertos dos Imagine Dragons, dos Bastille, dos Panic! At The Disco e - sendo esta a minha mais recente obsessão musical - dos 5 Seconds of Summer. Quanto aos Bastille, a primeira vez que os ouvi foi na rádio. Já os Imagine Dragons e os Panic! At The Disco a primeira vez que os ouvi foi em vídeos do youtube. Gostei das músicas e do estilo e fui ouvindo mais e mais. Quanto aos 5 Seconds of Summer... Tenho admitir que foi por uma fútilidade - os rapazes eram giros. Estavam a aparecer na dashboard do meu tumblr há já algum tempo e, intrigado, tentei descobrir mais sobre eles. Ouvi as músicas e devo dizer que adorei. Entre as minhas músicas preferidas destas bandas, estão dignas de menção honrosa:

  • Panic! At The Disco - I Write Sins Not Tragedies
  • Panic! At The Disco - Lying is The Most Fun a Girl Can Have Without Taking Her Clothes Off
  • Panic! At The Disco - There's a Good Reason Why These Tables Are Numbered, Honey, You Just Haven't Thought Of It Yet (E sim, os P!ATD são conhecidos pelos títulos das músicas longos)
  • Panic! At The Disco - This is Gospel
  • Panic! At The Disco - Nicotine
  • Imagine Dragons - Radioactive
  • Imagine Dragons - Cha-ching (Till We Grow Older)
  • Imagine Dragons - It's Time
  • Imagine Dragons - On Top Of The World
  • 5 Seconds of Summer - Good Girls
  • 5 Seconds of Summer - Gotta Get Out
  • 5 Seconds of Summer - Don't Stop
  • 5 Seconds of Summer - She Looks So Perfect
E isto são bandas de todo o lado. Os Imagine Dragons da América, os Bastille do Reino Unido, e os 5 Seconds of Summer da Austrália. Já bandas Portuguesas, temos os clássicos Xutos, cujo o concerto está a decorrer enquanto eu escrevo, e os Azeitonas, sendo estes últimos a minha banda preferida, especialmente as músicas Desenhos Animados, Ray-Dee-Oh, Lisboa Não É Hollywood, Aviões, e Balada de Um Banco de Jardim.

Voltando aos 5 Seconds of Summer, que são pouco conhecidos, aqui estão os meninos:
Da esquerda para a direita: Michael Clifford (voz e guitarra), Calum Hood (voz e baixo), Luke Hemmings (voz principal e guitarra), e Ashton Irwin (voz e bateria)
(Vá, conseguem culpar-me por os achar giros?)

Posições Difíceis

Não é pouco frequente ver amigos meus recorrerem a mim para pedir opiniões. Deve ter alguma coisa a ver com o facto de eu ler muito, ou ter mais facilidade em por as coisas por palavras... Talvez também tenha algo a ver com o facto de eu conseguir pôr as pessoas à vontade perto de mim, o suficiente para confiarem no meu senso-comum. Por qualquer razão que seja, por vezes, sem se aperceberem, põem-me em posições difíceis.

Desta vez foi um dos meus amigos do outro lado do Oceano Atlântico, a pedir-me para partilhar a minha experiência de vidad demodo a ajudá-lo a tomar uma decisão importante. Infelizmente, a minha opinião era contraditória em relação àquilo que ele queria fazer. E ele estava com receio de perder a minha amizade caso tomasse a decisão oposta à que eu estava a aconselhar. Restou apenas assegurá-lo que a minha opinião era nada mais do que isso, e que a decisão cabia realmente a ele, e que eu não o censuraria por tomá-la, apesar de, de facto, eu ser o primeiro a dizer "Eu bem te avisei" se as coisas não corressem bem como ele esperava.

E às vezes, apesar de recorrerem a mim para conselhos, as pessoas acabam por pensar que eu vou julgá-las, e pensar que não quiseram saber da minha opinião para nada, caso escolham seguir o caminho oposto à decisão que eu tomaria no seu lugar. Claro, as coisas não são bem assim. Eu tenho noção da diferença entre conselho e ordem, e eu só dou dos primeiros, já que eu próprio odeio quando as pessoas me dão ordens. Também não sou do tipo de lançar ultimatos, a não ser que seja para algo drástico.

Mas há algo que eu gosto acerca de ser posto em situações como esta. É uma oportunidade para provar que eu não sou amigo das pessoas porque quero sempre algo em troca, ou porque procure alguém que esteja sempre de acordo comigo. E depois da conversa tensa, e de garantir que não, isto não vai afectar a amizade, há sempre aquela atmosfera pacífica, agradável, e de confiança mútua entre nós. E acho que é esse o pilar de uma amizade, um que dá trabalho de construir, mas também um que é, usualmente, difícil - ou mesmo impossível - de reconstruir quando é deitado abaixo. Mas são estes momentos nas amizades que me fazem sentir tão... Tão bem e útil!